Do Resistir ao Suster…para Progredir

Neste artigo encontrarás uma nova forma de encarar os Desafios que se colocam no caminho para a Materialização dos teus Sonhos, com Leveza. Além de ser apresentada uma prática concreta para desenvolveres em Ti essa Capacidade. A Meditação Transpessoal. Explora e Desfruta da Viagem 🙂

O convite para escrever este artigo para a revista Progredir, como tudo na Vida, não podia ter chegado em melhor altura.

Especialmente quando se tem Ideais elevados e Sonhos grandes (acredito que todos os temos no Coração), acontece encontrarmos imensos desafios e resistências. Em nós, nos outros e na Vida. A Vida testa a nossa Confiança, Determinação e Coragem. Dá nos Sinais e Guia Nos. Não há que Temer mas Observar, Respirar, Aceitar e Compreender. Na Verdade não são pedras no caminho, são Bênções encobertas, estão ali para nos Ajudar a tornar mos nos pessoas melhores.

Mas esquecemos nos muitas vezes…Pensamos em Desistir. Se é a minha Missão, a minha Lenda Pessoal, porque será que a Vida não Flui Sempre? Porque Encontramos Resistências? Criticas? Opiniões Contrárias e Não parecemos ter toda a Ajuda de que necessitamos?

Não Sou adepto do Esforço…acredito que quando a Energia é Necessária, Surge. Mas a Verdade é que há Padrões que se Repetem na nossa Vida. Se queremos Realmente Progredir, temos de Tomar Consciência dos Mesmos, Resistir a nos deixarmos ficar na nossa zona de conforto (bem protegidos pelo nosso instinto de sobrevivência) e Agir de forma Inovadora. Arriscar…quando damos o passo o chão aparece.

O Futuro deixado a Si Mesmo Apenas Repete o Passado, Agora e no Presente Podemos Fazer Diferente.

Temos a Liberdade de Escolher, com Sabedoria e Coragem, o que Fazer com o Tempo que nos é Dado.

De Forma Inovadora, gosto de Pensar no Verbo Resistir com a Leveza que a Palavra não tende a transmitir. Gosto da Palavra Suster. Mais do que Resistir “à Força” e com Grande Dor e Conflito Pessoal (interno e externo) a Palavra Suster Transmite Me Compreensão e Aceitação. Desta Forma Resistimos, Sim. Persistimos, Sustendo o Presente de Forma Consciente e Leve.

Enfrentamos a Realidade da Situação mas, com a Luz da Consciência do Desafio e Oportunidade de Desenvolvimento Pessoal que ai se encerra.

Perante uma surpresa menos agradável com que Somos confrontados, podemos Escolher Reagir de forma Automática e Inconsciente ou Observar, Respirar e Estar Presente, Sustendo e Escolhendo Agir a partir da Consciência. Pode ser decisivo não nos Identificarmos com as Emoções que a Situação nos Leva a Sentir. Criando uma Distância Justa e não nos deixando levar pela Emoções, não abdicamos da Nossa Intrínseca Liberdade, do Nosso Poder Pessoal.

Não Fugimos da Situação, a Nossa Atitude pode Ser Decisiva, Atenção ao Nosso Corpo e Postura. Podemos Permanecer no Mundo sem “sermos deste mundo”.

Compreender…Questionar…Qual o Nosso Papel e Missão em Cada Momento? Qual é a nossa única e preciosa Contribuição para a Existência?

(Clicar aqui para Ler Artigo relacionado – O Exercício do Desapego para ReDescobrir o Nosso Fogo de Fundo:))

Como Posso Servir a Vida, em mais esta Oportunidade de Crescimento e Aprendizagem?

O que Tenho a Aprender?

Que Parte de Mim se Pode Desenvolver e Evoluir, neste momento concreto?

Qual é o Propósito mais Elevado que se Pretende Manifestar e Servir? Para Além de Mim e do Meu Ego?

Para Além da Nossa única e preciosa Personalidade, da Nossa Pessoa há Algo…TransPessoal…que nos Nutre, Guia e Orienta. Como é que a Situação em Causa se Encaixa, me Pode Ajudar a Transformar Me na Pessoa que Pode Materializar os Sonhos que Tenho Dentro de Mim? Qual o próximo passo a Dar?

Em 2003, na minha Primeira Viagem à Índia, contaram me a metáfora do Búfalo e do Cavalo. O Cavalo representa a nossa Mente e o Búfalo as nossas ações, o Cavalo é muito mais veloz e chega mais longe, muito mais depressa (assim são os nossos pensamentos e Visão), enquanto que o Búfalo é mais lento, pausado e atento, desfrutando mais de cada passo dado. Por maior e inalcançável que nos pareça a nossa Visão e Sonho…há sempre um próximo passo simples, enraizado e concreto a dar, nessa Direção.

Comecei por dizer que a escrita deste artigo vinha na melhor altura pois enfrento situações desafiantes (na minha própria escala) que me impelem a dar novo salto de crescimento e enraizamento neste mundo, ao mesmo tempo que sou chamado a estar Presente com Tudo o que Sou. Com a devida Coragem em Ser Genuíno.

Cada Pessoa tem os seus Próprios desafios a superar no seu caminho que é único e precioso para o Todo. Por vezes, quando pensamos e sentimos que já não aguentamos mais…a Vida trata de nos relembrar, uma e outra vez, que temos acesso a uma fonte inesgotável de Energia (Fogo de Fundo) que está sempre lá…e redescobrimos, como que por Magia, forças que não sabíamos que tínhamos dentro de Nós.

Mas não nos enganemos, haverá momentos e situações em que não conseguimos, perante o chamamento  da Vida…Paralisamos, não sabemos se havemos de dizer que Sim, ou que Não. Protegemos nos…e Permitimos nos amavelmente (de preferência) continuar na mesma. Ainda Assim, não há Drama, nem Problema nenhum, se não o quisermos criar. A Vida encontra um novo Equilíbrio e ocorre um novo ajustamento. Tudo Está Bem assim. Temos esse Direito de Brincar, na nossa zona de conforto, com o que nos dá prazer. De Descansarmos e nos Aceitarmos Totalmente.

Podemos sempre olhar no espelho, olhos nos olhos e Dizer…Sinto Muito, Perdoou Me, Amo Me e Sinto Me Grato pelo Dom da Vida.

A Vida é Perfeita assim como a Nossa Vontade de a Mudar. Logo, no instante seguinte podemos continuar o Caminho Evolutivo com o Espírito de Serviço  que nos Transcende.

Na Verdade “só” temos de Mudar é nossa Forma de Ver o Mundo. É simples….e depois de Ver já não podemos dizer que não Vimos…se ainda não viste, oportunidades não faltarão para Te Relembrar…do que És.

Perante os Desafios que o Mundo atravessa hoje, de Transformações Profundas ao Nível Individual, Social e Ambiental, talvez nunca como hoje a necessidade de Suster foi tão Grande. Ao mesmo tempo tudo isto anuncia uma Nova Era de Consciência, um novo patamar fantástico de Progressão Evolutiva.

Assim, não há que temer mas pelo contrário, Compreender que é uma Bênção Viver e Testemunhar estes tempos. Nunca na Historia se Materializaram tantos Seres Humanos a caminho de Descobrirem o Seu Único e Precioso Potencial Humano e a poderem Contribuir/Enriquecer o Todo.

Uma Prática de ReConecção, Expansão de Consciência e de Auto Conhecimento muito útil e importante é a Meditação TransPessoal (clicar para ler artigo relacionado).  Que assenta em três pressupostos muito Simples. Postura, Respiração e Atitude. Podemos e Devemos sempre tirar uns minutos por Dia para nos Sentarmos em Silêncio, com a Coluna Direita e Respirarmos. Com a devida Atitude Mental de Observação/Testemunha sem Julgamentos, podemos nutrir este Espaço/Tempo de Amor por Nós. O Nosso Centro.

Somos, na Verdade, Seres Espirituais numa Aventura Humana.

Levantamos Nos, Resistimos Firmes mas de Forma Leve…Sustemos, Acompanhamos, Sorrimos e Avançamos Confiantes, um passo de cada vez na Direção que Materialize os Nossos Sonhos. O Sucesso é a Realização Progressiva de um Ideal Elevado.

A Única Forma dos nossos Sonhos não se Materializarem é se Desistirmos Deles.

Eternamente Grato,

Comunica, Partilha a Tua Verdade, a Tua História… Caminhamos Juntos…Desfruta da Aventura! 🙂

Abraço Te

José Manuel Rodeia Rocha Parreira (JP)

Instrutor de Meditação Transpessoal

(meditadortranspessoal@gmail.com)

www.jardineirodesonhos.com/instrutordemeditacao

www.jardineirodesonhos.com/MeditaçãoTranspessoal

(Novo Grupo de Instrução e Acompanhamento com um Vídeo de Introdução à Prática – Meditação para o Serviço)

Related posts

Leave a Comment

Ao publicar um comentário neste site, concordas com a politica de privacidade do site acerca de como os teus dados são guardados e geridos.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.